terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Tirando o passaporte

O passaporte brasileiro é o documento oficial, emitido pelo Departamento de Polícia Federal (DPF), que identifica o cidadão brasileiro perante as autoridades de outros países, permitindo a anotação de entrada e saída pelos portos, aeroportos e vias de acesso internacionais. Permite também conter os vistos de autorização de entrada.

Para tirar o passaporte é bem simples: basta você ir até o site da Polícia Federal e logo na página inicial você vai se deparar com um link “requerer passaporte”.
Clicando nesse link você verá todos os documentos que são necessários para tirar/ renovar o seu passaporte. Depois de preencher com seus dados e fazer a solicitação, você poderá agendar a data de atendimento em um dos postos para entregar os documentos.

Documentação necessária:

- Carteira de Identidade Civil (RG) e Certidão de Casamento
- Certidão de Nascimento para os menores de 12 anos;
- Certificado de Naturalização, para os Naturalizados;
-CPF
-Título de Eleitor e comprovantes de que votou na última eleição
-Documento que comprove quitação com o serviço militar
- Certificado de Naturalização, para os Naturalizados, Comprovante bancário de pagamento da Guia de Recolhimento da União – GRU).

Lembrando que quem tem passaporte e precisa renová-lo, que é o meu caso, é necessário apresentar o passaporte vencido. Caso você tenha perdido o passaporte ou se esqueçer de levá-lo  pagará o dobro da taxa.

O boleto de GRU será gerado automaticamente após o preenchimento do formulário de solicitação de passaporte pela internet e deverá ser pago no banco (algo em torno de R$ 156 reais).

No dia da sua visita agendada, a Polícia Federal verificará os documentos e coletará os dados eletrônicos e com isso vai te dar um protocolo onde constará a data provável da entrega do passaporte, que será em torno de seis dias úteis.

Depois disso é só programar a viagem e aproveitar!!! Dizem que o céu é o limite...


e-mail e messenger: juliana_ribeiro20@hotmail.com

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário