quarta-feira, 27 de junho de 2012

Chegando a Paris

Cheguei a “cidade-luz” pela estação de trem Gare du Nord  no dia 15 de maio. Estava escuro quando cheguei e lá mesmo procurei o guichê de informação para saber como chegava até a Bastille( estação de metrô próxima ao meu hostel). Lá você pode pegar o metrô na própria estação de trem!



Confesso que bateu um certo desespero porque já tinha ouvido dizer que lá as pessoas não gostavam de falar inglês, não eram tão simpáticas e o metrô era uma loucura. No fim das mímicas e das poucas palavras em inglês do atendente do centro de informações, acabei comprando um passe ilimitado de metrô que tinha validade de uma semana por 25 €. Um bilhete unitário custa 1,70€.

Dica: se informe sobre os passes de metrô, pois existem passes para mais ou menos dias. O de 5 dias sairia mais caro do que se eu comprasse o passe para uma semana, então fique esperto e veja qual é a melhor opção para você. Esse passe é MUITO útil e você vai usá-lo para todos os cantos. O rapaz do centro de informações me disse que se eu comprasse esse passe eu teria que colocar uma foto 3 x 4 no meu cartão. Vi que nas estações de metrô tinham cabines para tirar fotos e custavam 5 euros, mas acabei não colocando foto nenhuma e felizmente deu tudo certo. Se você prefere não correr o risco do guardinha implicar tire a bendita foto e evite possíveis aborrecimentos.

Acredito que mais importante do que definir o que será feito em cada dia da sua viagem é escolher os lugares que você quer visitar, mas confie em mim: as coisas sempre saem um pouco diferente do que você planejou, não tem jeito!


Se você já ouviu dizer que Nova York é a cidade que nunca dorme você vai descobrir que Paris é a cidade que nunca para, eles estão sempre na correria! A grande metrópole é uma verdadeira mistura de culturas e raças. O que achei mais legal disso é que lá as pessoas não são tão vaidosas quanto no Brasil, cada um sai de casa como quiser e quando eu digo como quiser é com penteados bizarros, cores que não combinam, mas ninguém tá nem ai. Aqui no Rio as pessoas já estariam olhando de cima a baixo. Eu gostei dessa liberdade de estilos européia!

Paris tem pontos turísticos belíssimos e fique tranquilo porque o metrô te leva a todos os lugares e não é tão difícil quanto parece. Pela manhã, antes de sair do albergue pegue um mapa da cidade e já vá definindo os lugares que você vai visitar naquele dia. 

Dica: Risque o mapa (faça bolinhas, x, quadrado...o que preferir) e priorize os pontos turísticos que estiverem mais próximos para não ter que ficar indo de uma ponta a outra e perder tempo.

A grande vantagem da Europa é que dependendo da estação do ano que você for só escurece lá pelas 21h/22h da noite, então um dia rende muito e você consegue conhecer bastante coisa.

Mais pra frente falarei sobre os pontos turísticos que visitei e darei as dicas de cada um!


e-mail e messenger: juliana_ribeiro20@hotmail.com

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário