terça-feira, 28 de agosto de 2012

Como se comunicar com o Brasil estando em outro país?



Essa dica que vou dar hoje acaba sendo útil para quem está indo para outros países também, mas vou focar mais na comunicação Europa x Brasil, porque eu passei por isso hpa pouco tempo e tenho como colocar aqui minha experiência.

Se você tem um Smartphone, vale muito a pena levá-lo, apenas deixe ele em modo avião para você não ter que pagar o Roming Internacional que é uma fortuna.  Você deve baixar o aplicativo Skype, se cadastrar e colocar crédito (aproximadamente 15 dólares). A ligação para o Brasil é muito barata, se for para fixo então, centavinhos. O único problema do skype é que nem sempre a internet do lugar está boa e a ligação fica falhando ou caindo.

Se sua viagem vai durar meses ou se você precisa manter contato rotineiro com o Brasil, sugiro então que você leve um celular velho, pois aí vale a pena comprar um chip pré-pago por lá, ligações internacionais de fora para o Brasil são muito baratas se comparadas com a nossa ligação.
Custa cerca de 25 euros o chip da operadora de lá e parte desse valor é revertido em ligações. Um amigo meu que comprou o chip na loja da Vodafone, em Lisboa, disse que você pode pagar mais 5 euros e fazer um plano nesse pré-pago em que você liga a 25 centavos para o Brasil. No entanto se você for se locomover para outras cidades o custo da ligação para o Brasil já não fica tão barato. É como alguém que mora no RJ usar seu celular em SP.
No entanto se você pretende comprar um celular tão logo chegue ao seu destino, talvez não precise levar o aparelho velhinho, mas na dúvida leve, se não precisar dele dependendo da ocasião e do estado dele você pode até jogar fora!




No caso dos notebooks, eu acho que pode acabar sendo uma dor de cabeça a mais! A menos que seja um notebook muito fraco e velho, sempre vai causar um pouco de preocupação. Medo de alguém roubar no albergue ou então de cair e quebrar. Caso você vá caminhar muito na sua viagem pode acabar sendo um peso a mais, dificultando seu trajeto. Agora se você vai caminhar pouco com a mochila é um caso a se pensar.
Como eu sei que tem gente que precisa de notebook para trabalhar, precisa estar em contato constante com a família, ou até mesmo não consegue ficar muito tempo longe dele, ai pode ser que valia a pena, mas essa é uma decisão é muito pessoal. Muita gente sai daqui pensando em comprar um notebook no país de destino também, né?

Mochileiros sei que temos milhares de preocupações quando vamos viajar, mas o negócio é relaxar e aproveitar. É claro que tem um monte de gente que fica aqui com o coração apertado e morrendo de preocupação, então não custa "quase nada" a gente ligar ou mandar um sinal de fumaça de vez em quando, mas já avise que não é tão fácil e nem tão barato assim manter contato todos os dias.

e-mail e messenger: juliana_ribeiro20@hotmail.com


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário