segunda-feira, 8 de outubro de 2012

A bela Florença


Antes de embarcar para a Europa eu já desconfiava que a Itália seria um dos lugares que eu iria me apaixonar e eu não estava errada, a Itália é belíssima.
Quando cheguei a Florença estava caindo MUITA chuva, mas eu estava tão contente por estar indo embora de Paris e indo pra Itália que nem a chuva me desanimou. 

Florença é uma cidade acolhedora e eu fiquei num albergue que era bem próximo a todas as atrações turísticas. Já no primeiro dia conheci uns brasileiros que estavam ficando no mesmo quarto que eu, 3 paulistas que eram muito legais. Acho que essa é a melhor parte de viajar sozinha, você é “obrigada” a conversar com as pessoas e acaba conhecendo gente de vários lugares do mundo.

No primeiro dia tomamos um bom café da manhã e partimos para o Free walking tour oferecido pelo albergue. Já falei antes sobre esse tipo de passeio, confira aqui caso você ainda não conheça.

Passamos por diversos pontos turísticos como a Catedral Duomo, Praça della Signoria,Basilica di Santa Croce, Palacio Vechio, Basílica de Santa Maria Novella, entre outros. O legal de fazer esses passeios com um guia é que você ouve as explicações históricas de cada coisa, o que você provavelmente não ficaria sabendo se fosse por conta própria. 

Depois desse tour fomos até o palácio Palazzo Pitti e Jardim Boboli, valeu a pena a visita pela vista do ponto mais alto do jardim. Além disso, foi ali caiu a ficha de que eu estava na Toscana. O Jardim de Boboli é um parque enorme bem no meio de Florença, pertinho da Ponte Vecchio. O Jardim foi criado para Eleonora di Toledo, esposa do Duque da Toscana, e é cheio de estátuas e fontes. Embora seja bastante conhecido, o jardim tem poucas flores, se comparado a outros grandes jardins da Europa. 

Existem dois lugares em Florença que são disputadíssimos entre os turistas, a Galeria Uffizi e a galeria Academia, então vale a pena até reservar o ingresso de entrada para não correr o risco de pegar uma fila monstruosa. Eu só fui a Galeria Uffizzi e ainda assim dei muita sorte, pois os amigos paulistas que tentaram ir de manhã desistiram depois de ver a fila gigante do lugar. Eu fui às 14h e quase não tinha fila pra entrar, foi uma das grandes sortes que eu tive nessa viagem. Para reservar os ingressos clique aqui

Particularmente os meus dois pontos turísticos favoritos de Florença foram a Ponte Vechio e a Piazza Michelangelo, os dois são gratuitos e imperdíveis.
A Ponte Vechio ao fundo
A Ponte Vecchio é uma ponte medieval sobre o Rio Arno e é famosa por ter uma quantidade de lojas (principalmente ourivesarias e joalharias) ao longo de todo o seu caminho. Durante a Segunda Guerra Mundial a ponte não foi danificada pelos alemães. Acredita-se que tenha sido uma ordem direta de Hitler

Ao longo dela você vai ver que há vários cadeados, especialmente no gradeamento em torno da estátua de Benvenuto Cellini. O fato se dá por conta dos apaixonados que acreditavam que ao trancar o cadeado e lançar a chave ao rio, eles se tornavam eternamente ligados. Graças a essa tradição e ao turismo crescente, milhares de cadeados tinham de ser removidos com frequência, estragando a estrutura da ponte. Devido a isso, o município estipulou uma multa de 50 euros para quem for apanhado, colocando cadeados na ponte. Por isso cuidado hein, vê se não vai inventar de colocar o seu cadeado lá!

Olha ai os cadeados que eu falei.
O meu encontro com a Piazza Michelangelo foi totalmente inesperado e surpreendente. Eu estava triste com a partida dos meus amigos paulistas e acabei ficando no albergue naquela noite. Quando eu estava usando o computador eis que surge o Carlos, um chileno que conheci no dia anterior e que também estava no mesmo quarto. Ele gostava de tirar fotos, assim como eu, e me explicou que tinha encontrado um ótimo lugar para fotografar a cidade e acabou se oferecendo pra me levar até lá também. Fiquei meio receosa, afinal de contas já era quase meia-noite e eu ia andar pela cidade com um cara que eu tinha acabado de conhecer. Como quem tá na chuva é pra se molhar, aceitei o convite de Carlos! Durante o percurso ele foi me dando várias dicas de fotografia e contando sobre sua história de vida. É impressionante como ganhamos intimidade e entramos na vida das pessoas que cruzam nossos caminhos em tão pouco tempo. 

Essa foi a foto que tirei lá de cima da Piazza Michelangelo
Seguimos em direção à praça que fica no alto de uma escadaria enorme e escura, não aconselho a ninguém ir sozinho, pois pode ser perigoso. Naquele momento ainda estava com um pouco de medo, mas ao chegar até a praça e dar de cara com a vista mais bela de Florença tudo mudou. Fiquei ali contemplando o visual, fotografando e bebendo cerveja. Valeu a pena e recomendo a visita a essa praça!

Outra coisa que não pode deixar de ser feita em Florença sob nenhuma hipótese, é comer os deliciosos gelatos. São diversas lojas espalhadas pela cidade e eu achei os sorvetes melhores que os de Roma, então provem todos os sabores que puderem porque são M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O-S.

Dizem que Florença é um museu a céu aberto e não é mentira, mas muitas atrações são pagas então vá preparado. Acho que 3 dias inteiros são suficientes para conhecer tudo e se perder pelas belas ruas estreitas. Um conselho: faça tudo a pé, não alugue carro!

e-mail e messenger: juliana_ribeiro20@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário