terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Definindo o roteiro na Europa



Se você está planejando seu mochilão pela Europa e não está pretendendo fazer pacote por nenhuma agência de viagem reserve algum tempo do seu dia, dinheiro, paciência e tenha foco!

Para definir as cidades do seu roteiro você precisa:

-Ter em mente quanto quer gastar em toda a viagem mais ou menos (quanto mais próximas as cidades forem, mais barato sua viagem provavelmente vai ficar, pois vai gastar menos com locomoção).

-Pensar em lugares que você quer visitar, levando em consideração o clima, a moeda, o idioma e o tipo de turismo que você quer fazer (se você quer algo mais noturno e agitado prefira grandes cidades, agora se você como eu, está querendo fugir da agitação de cidade grande considere os lugares com mais pontos de visitação diurna). 

-Sei que na Europa existem zilhões de cidades que você gostaria de conhecer, mas lembre-se que vale mais um lugar bem visitado do que ir correndo de uma cidade a outra. Eu particularmente gosto de sentir o clima da cidade, ler um bom livro enquanto bebo um café/cervejinha sentada na praça. Gosto de conhecer a rotina do lugar, me sentir uma cidadã do mundo ( sei soou brega, mas tente fazer isso pra ver como é gostoso).
Por isso não sou muito a favor das pessoas que fazem “turismo papa-léguas”, acabo de inventar esse termo, é aquele tipo de pessoa que passa um dia em cada lugar e tira foto só pra dizer que esteve lá.

-Escolha as cidades que você não abre mão de visitar, leia sobre elas antes de escolher! Veja quantos dias você tem no total e consulte quem já foi pra saber quantos em dias é ideal para cada cidade (em breve colocarei quantos dias em média é bom para conhecer bem cada cidade).

-Não faça um "pit stop" em uma cidade simplesmente porque ela está no caminho. Isso pode acabar fazendo com que você perca tempo e não conheça bem a cidade do seu roteiro.

-Olhe e estude o mapa da Europa para traçar rotas de acordo com a localização de cada lugar.

Depois que definir todos esses pontos vai ficar muito mais fácil para você traçar o roteiro e organizar a sua viagem por conta própria!


e-mail e messenger: juliana_ribeiro20@hotmail.com

 

Tirando o passaporte

O passaporte brasileiro é o documento oficial, emitido pelo Departamento de Polícia Federal (DPF), que identifica o cidadão brasileiro perante as autoridades de outros países, permitindo a anotação de entrada e saída pelos portos, aeroportos e vias de acesso internacionais. Permite também conter os vistos de autorização de entrada.

Para tirar o passaporte é bem simples: basta você ir até o site da Polícia Federal e logo na página inicial você vai se deparar com um link “requerer passaporte”.
Clicando nesse link você verá todos os documentos que são necessários para tirar/ renovar o seu passaporte. Depois de preencher com seus dados e fazer a solicitação, você poderá agendar a data de atendimento em um dos postos para entregar os documentos.

Documentação necessária:

- Carteira de Identidade Civil (RG) e Certidão de Casamento
- Certidão de Nascimento para os menores de 12 anos;
- Certificado de Naturalização, para os Naturalizados;
-CPF
-Título de Eleitor e comprovantes de que votou na última eleição
-Documento que comprove quitação com o serviço militar
- Certificado de Naturalização, para os Naturalizados, Comprovante bancário de pagamento da Guia de Recolhimento da União – GRU).

Lembrando que quem tem passaporte e precisa renová-lo, que é o meu caso, é necessário apresentar o passaporte vencido. Caso você tenha perdido o passaporte ou se esqueçer de levá-lo  pagará o dobro da taxa.

O boleto de GRU será gerado automaticamente após o preenchimento do formulário de solicitação de passaporte pela internet e deverá ser pago no banco (algo em torno de R$ 156 reais).

No dia da sua visita agendada, a Polícia Federal verificará os documentos e coletará os dados eletrônicos e com isso vai te dar um protocolo onde constará a data provável da entrega do passaporte, que será em torno de seis dias úteis.

Depois disso é só programar a viagem e aproveitar!!! Dizem que o céu é o limite...


e-mail e messenger: juliana_ribeiro20@hotmail.com

 

Pasagem aérea nacional, como comprar e economizar

Com o preço da passagem aérea cada vez mais barata, muitos brasileiros têm optado por esse meio de transporte na hora de viajar!

Se o seu intuito é viajar e gastar pouco é bom ficar de olho nas promoções antes de comprar! Para ficar por dentro das ofertas, entre no site das cias aéreas e cadastre-se para receber e-mails informativos, algumas delas valem muito a pena. Eu já paguei 1 real numa passagem aérea Curitiba x Rio de Janeiro (só trecho da volta).

Para pesquisar preços geralmente uso esses sites:

Submarino viagens
Decolar
Americanas viagens

Neles você encontra um comparativo de preços entre diversas companhias aéreas. Fica muito mais fácil e prático do que entrar em site por site pesquisando.

Contudo a dica que dou é: não compre através desses sites. Viu que a passagem está mais barata na “Cia x”, vá até o site da empresa e compre por lá, sai mais barato!

Ainda assim existem tarifas que só estão disponíveis nos sites que mencionei acima, nesse caso vale a pena comprar por lá mesmo.
Uso bastante também o site Melhores destinos, lá eles divulgam diversas promoções bacanas!


e-mail e messenger: juliana_ribeiro20@hotmail.com