terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Alter do Chão: um lugar para relaxar e se encantar

Que o nosso Brasil é lindo ninguém duvida, não é mesmo? No entanto tenho percebido, ultimamente, muita gente preferindo viajar para outros países nas férias porque as coisas aqui têm ficado cada vez mais caras. O Nordeste, por exemplo, era um lugar paradisíaco com boa comida (e barata), passagens acessíveis. Só que as hospedagens, passeios e alimentações dessa região estão cada vez mais caras, graças ao poder de compra das pessoas que está aumentando (cartão de crédito é a invenção do século para o consumismo) e ao massivo turismo.


Mas....o país é grande galera! São 26 estados e 1 distrito federal, ou seja, ainda temos muitos paraísos para explorar. Eu conheci, recentemente, um lugarzinho no Pará que é encantador e ainda por cima é barato: Alter do Chão. Ele fica em um dos distritos administrativos do município de Santarém, localizado na margem do Rio Tapajós. É o principal ponto turístico da região, já que abriga uma das praias mais bonitas do mundo, segundo o jornal inglês  The Guardian.


Por do sol na Praia do Cajueiro



Quando procurei passagem do Rio de Janeiro para Santarém estava custando cerca de mil reais, então acabei desistindo da ideia temporariamente, mas no dia seguinte consegui encontrar um voo pela metade do preço. Não há voos daqui direto para Santarém, por isso fizemos uma escala em Manaus na ida e na volta.

Eu fiquei por oito dias nesse lugarzinho e acho que foram suficientes para relaxar, curtir as praias, admirar o pôr do sol, fazer alguns passeios e ficar sem fazer nada também (adoro viagens em que consigo ficar a toa). Se você está buscando sossego e simplicidade aqui é o lugar ideal, mas se você gosta do conforto de Resorts ou de fazer compras, eu sugiro que busque um outro destino.  Alter do Chão é lugar de tranquilidade, uma vila de pescadores com pouco mais de 3 mil habitantes e ainda não é muito conhecida entre os turistas (o que me agrada muito). 



Eu e meu namorado no topo da Serra da Piraoca (otimo pra quem curte trilhas)



Quando ir:


De dezembro a maio, chove muito e as águas dos rios sobem lentamente. De março a junho, as vitórias-régias florescem. Em maio, as águas atingem o nível mais alto e as praias desaparecem. Neste período, Alter do Chão volta a ser a pacata vila que mistura caboclos amazônidas, paulistas e gringos. Este é um período bom para visitar as lojas de artesanato, a Escola da Floresta, experimentar cores, cheiros e sabores diferentes.

A melhor época do ano para se conhecer Alter é entre junho e novembro, pois é a partir de junho que
as águas começam a baixar. Em agosto, as praias reaparecem e Alter do Chão fica movimentada. Em setembro, acontece o Sairé e muitos turistas aparecem. Em novembro, as águas atingem o nível mais baixo.   Na época de seca, o nível da água chega a baixar dez metros, o que proporciona o surgimento de cerca de 100 km de praias. As condições são convidativas: chove pouco, a temperatura média é de 25 graus.


Numa relax, numa tranquila, numa boa...

Como chegar:


Para chegar em Alter do Chão é muito simples: basta pega um voo até Santarém e de lá pegar um transporte até o vilarejo. Dá pra ir de táxi, alugar um carro ou pegar um ônibus. Nós optamos pelo táxi que nos foi indicado pela pousada em que ficamos, custou 70 reais.

De táxi- Quando você sai do aeroporto, que por acaso é minúsculo, já vai ver alguns taxistas na porta se oferecendo para fazer a viagem. É praticamente uma única reta que te leva até Alter do Chão e a viagem é bem rápida, durou cerca de 30 minutos. Táxis a partir do aeroporto custam cerca de R$ 90 nas cooperativas.

De ônibus- Você deve pegar o ônibus para Santarém e pedir para desembarcar no Supermercado Gauchinho. Ali mesmo, atravessar a estrada e pegar o ônibus para Alter do Chão (no sentido oposto ao ônibus anterior). Ônibus é a opção menos indicada para quem está com malas, já que eles saem de hora em hora da Avenida Tapajós e de outros pontos da cidade. 

Aluguel de carro- Não cheguei a perguntar quanto custava o aluguel do carro, mas assim que você sair do aeroporto há uma Localiza. Ali você pode se informar sobre os valores e ver se vale a pena.


Hospedagens:


Pesquisei algumas pousadas e acabei optando pela "Sombra do Cajueiro". Ela tem quartos confortáveis, super limpinhos, com TV e ar condicionado. Além disso, o café da manhã é uma delícia e os donos do estabelecimento foram bastante solícitos conosco.  O único ponto que nem posso considerar como negativo porque gosto de sossego é a distância da pousada até a praça principal (onde fica a praia do amor e os principais restaurantes). São cerca de 8 minutos de caminhada da porta até o "centrinho". Eu recomendo e voltaria a me hospedar aqui =)


Aqui você encontra outras opções de hospedagem em Alter:


Como mandei e-mail para a maioria dessas pousadas e passei por várias delas lá em Alter do Chão posso fazer algumas considerações, basta comentar no texto aqui do blog que eu respondo =)



Praia do Amor- praia principal em Alter do Chao


Um comentário: